segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Google muda algoritmo de buscas para frear "fazendas de conteúdo"

Empresa acredita que mudanças afetarão 10% dos resultados de buscas, principalmente de empresas que copiam conteúdo e criam sites em série.

A gigante de buscas Google afirmou na quinta-feira (24/2) ter dado um duro golpe nos sites que oferecem conteúdo copiado e que tentam deliberadamente jogar com o algoritmo de buscas da empresa, por meio de uma "grande melhoria nos algoritmos" do serviço.

O anúncio das mudanças em seu algoritmo de buscas faz parte de um esforço para melhorar os rankings de sites que oferecem conteúdo de alta qualidade. A mudança, que deverá causar impacto em mais de 10% dos resultados de busca, é vista como um ataque direto às chamadas “fazendas de conteúdo” que geram artigos com base nas buscas mais populares.

“Esta atualização foi projetada para rebaixar a classificação de sites de baixa qualidade – sites que trazem pouco valor ao usuário, copiam conteúdo de outros sites ou que não são assim tão úteis”, escreveram os engenheiros da Google em um blog oficial da empresa.

“Ao mesmo tempo, poderemos fornecer melhores rankings para sites de alta qualidade – sites com conteúdo e informação original como pesquisas, reportagens aprofundadas, análises valiosas e daí por diante”, explicaram os engenheiros.

A atualização do algoritmo de busca tem sido preparada há cerca de um ano e agora a Google diz que tem trabalhado em mudanças específicas nos últimos meses. A atualização não se apoia na informação gerada pelo usuário com a extensão Personal Blocklist para o Google Chrome, que foi lançada na semana passada.

Fazendas de conteúdo
No anúncio sobre as mudanças no algoritmo, a Google não cita as fazendas de conteúdo. Mas a empresa afirmou no mês passado que tem concentrado sua atenção às fazendas de conteúdo, “que são sites com conteúdo espelhado ou de baixa qualidade”. O novo sistema de classificação de sites é visto como um ataque direto a esses sites, que não foram sequer mencionados pela gigante de buscas.

Michael Arrington, do TechCrunch, especula que algumas da empresas afetadas pelas mudanças da Google incluem “sites como Demand Media, Associated Content e Mahalo”. Claire Cain Miller, do New York Times, também mencionou fazendas de conteúdo como eHow e Answerbag.

A Demand Media, uma das suspeitas de cultivar fazendas de conteúdo, respondeu às mudanças no algoritmo da Google com um post em seu blog depois que as mudanças foram aplicadas nos resultados de busca nos EUA. O vice-presidente executivo de Mídia e Operações da emprsa, Larry Fitzgibbon, escreveu que os resultados até agora são incertos. “Como poderíamos esperar de uma biblioteca de conteúdo tão diversa como a nossa, alguns conteúdos subiram e outros caíram nos resultados do Google.”

“É impossível especular sobre o impacto que essas mudanças feitas pela Google causarão nos negócios online no longo prazo, mas até agora não percebemos impacto material líquido em nosso negócio de Conteúdo e Mídia”, acrescentou Fitzgibbon.
(Daniel Ionescu)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Idec considera dupla tributação do ICMS sobre lojas online ilegal e injusta

Prática, que já incide sobre compras pela internet e telefone na Bahia, fere isonomia entre consumidores do mesmo produto.

Começou na Bahia e outras Secretarias da Fazenda já estudam fazer o mesmo. Em 1º de fevereiro entrou em vigor no estado baiano a cobrança dupla do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para compras feitas pela internet ou telefone. O tributo deveria incidir apenas no estado de origem do produto. Mas a Bahia decidiu impor a cobrança também no estado de destino da compra.

O Idec repudia essa forma de tributação, por onerar o consumidor de forma excessiva, já que no "fim das contas", é ele que acaba pagando pela mudança na incidência do imposto. Embora quem recolha o ICMS seja a empresa, ela inclui esse valor no preço final do produto. "A iniciativa onera o consumidor baiano e dos demais estados que adotarem essa política tributária a qual poderá, sim, acarretar uma quebra na isonomia entre consumidores de um mesmo produto", afirma gerente jurídica do Idec, Maria Elisa Novais. Segundo ela, o que não pode ocorrer, de forma alguma, é a diferenciação de preços sem uma razão maior, como o serviço de frete, por exemplo, o que se caracterizaria uma prática ilegal à luz do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Segundo o diretor de marketing e produtos da consultoria especializada em comércio eletrônico e-Bit, Alexandre Umberti, as lojas virtuais estão conseguindo liminares na Justiça para fugir do recolhimento duplo. "Por enquanto, nenhuma loja alterou o preço para os consumidores baianos. Não temos verificado que o sistema delas informe cobrança a mais devido ao ICMS. As lojas que não conseguiram liminares estão arcando com o custo e aguardando os julgamentos, porque elas têm consciência da inconstitucionalidade", explicou Umberti.

O executivo adianta que os estados do Piauí e do Pernambuco também estão tentando fazer essa cobrança de ICMS no destino do produto. Há notícias ainda de que o Amazonas estaria caminhando nessa direção.

(*) Com informações do site do Idec.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Com a unificação, programadores poderão desenvolver apps com os dois serviços para diversos dispositivos móveis.

O eBay e o PayPal anunciaram na semana passada que seus programas voltados a desenvolvedores serão integrados em uma plataforma comum, para que os aplicativos possam utilizar os dois serviços de forma unificada em diversos sistemas operacionais móveis.

"O comércio online e offline estão convergindo para uma nova experiência de varejo, alimentada por questões móveis, locais, sociais e inovação digital. Neste novo ambiente, as pessoas querem um sistema integrado que inclua produtos e soluções de pagamento, funcionando a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo com acesso a web", escreveu o líder do projeto, Matthew Mengerink.

Até o momento, Mengerink não forneceu detalhes sobre como se dará a combinação de programas e plataformas, mas declarou que em breve mais informações serão divulgadas. Por enquanto, ele apenas confirmou que o eBay realizará a conferência Innovate 2011 para desenvolvedores em outubro deste ano.

Atualmente, os dois programas para desenvolvedores fornecem uma grande variedade de ferramentas e recursos para a criação de aplicações adicionais aos serviços oferecidos pelo PayPal e eBay. Ao longo dos últimos anos, o eBay, que também é proprietário do PayPal, disse que esses programadores externos eram indispensáveis para o sucesso das duas plataformas.

O CEO do site HostedSupport.com, Jerad Schempp, especializado em hospedar aplicativos para comerciantes do eBay, declarou que está bastante otimista com esta iniciativa, principalmente, "por causa da facilidade e da eficiência de trabalhar com uma plataforma integrada em vez de trabalhar com duas separadas".

"Acredito que essa integração será positiva, mas precisamos esperar detalhes sobre a fusão destes dois serviços”, disse ele por e-mail.
(Juan Carlos Perez)