sexta-feira, 1 de abril de 2011

Gigantes dos cartões avançam no mercado de pagamentos digitais

Amex estreia o Serve, para pagamentos entre pessoas via celular; Visa prepara serviço semelhante e Google investe, com MasterCard, em NFC.


A American Express (Amex) anunciou na segunda-feira (28/3) um serviço de comércio e pagamento digitais que permite o uso de aparelhos iPhone e Android na transferência de dinheiro entre pessoas.

A Visa, concorrente da Amex, anunciou um serviço semelhante de pagamentos pessoais nos Estados Unidos em 16 de março.

E outra concorrente, a MasterCard, está trabalhando com a google e o Citigroup em uma tecnologia Near-Field Communication (NFC) que, embutida nos celulares Android, permitiriam o pagamento sem contato em 150 mil terminais NFC em operação nos Estados Unidos.

Alvo: PayPal
Para analistas, os avanços da Visa e da Amex têm como alvo claro o PayPal e seu negócio de pagamentos pessoais.

O novo serviço da Amex, chamado Serve, permite que consumidores e pequenas empresas façam compras e pagamentos de pessoa a pessoa em aparelhos com sistemas iOS e Android. As contas Serve também são acessíveis em outros computadores, por meio do Facebook e do site Serve.com.

O serviço Serve está disponível aos usuários desde segunda-feira.

O Serve também permite que usuários criem e gerenciem subcontas para amigos e membros da família para, por exemplo, pagar a mesada dos filhos ou a pessoa que leva seu cão para passear.

O novo serviço baseia-se em tecnologia que a Amex obteve com a compra da Revolution Money, concorrente da Pay Pal, por 300 milhões de dólares.

Visa
Em 16 de março, a Visa afirmou que irá utilizar os avanços em sua rede interna e acordos com a CashEdge e a Fiserv para levar seu sistema de pagamentos pessoais aos EUA até o fim de junho. A CashEdge e a Fiserv usarão a VisaNet, que é a rede global de processamento de pagamentos da Visa.

Além disso, representantes da Visa na International CTIA Wireless disseram na semana passada que estão em meio a quatro programas piloto, em Nova York e São Francisco, para testar smartphones usando a tecnologia NFC para fazer compras em terminais preparados para a tecnologia.

Os testes têm sido conduzidos com o Bank of America, US Bank, Chase e Wells Fargo. Não uma data prevista para o lançamento do serviço, disse a porta-voz da Visa, Elvira Swanson.

MasterCard
A NFC também está em uso pela MasterCard, que junto com a Google a o Citigroup desenvolvem um sistema de pagamento sem contato, segundo informou na segunda-feira o Wall Street Journal.

Segundo fontes ouvidas pelo jornal, o projeto ainda está em seus estágios iniciais, mas o sistema da oogle deverá ser lançado ainda este ano. A Gogle não cobraria taxas nas transações, preferindo usar os dados das compras efetuadas para oferecer anúncios segmentados e descontos para os usuários dos celulares com Android.

Há cerca de 150 mil terminais NFC para pagamento sem contato já em uso em lojas do McDonalds e da cadeia de drogarias Duane Reade, bem como em outros locais dos EUA. Chips para pagamento sem contato têm sido instalados em muitos cartões de créditos sem que seus donos saibam ou conheçam sua função.

Os pagamentos pessoais da Visa já são oferecidas por bancos fora dos EUA em 70 programas diferentes.

Evolução
Dan Schulman, presidente de grupo da Amex, afirmou que a empresa vai expandir o Serve nos próximos meses. “Nós pretendemos evoluir rapidamente a plataforma Serve com o acréscimo de novos recursos e funcionalidades", disse.


A Amex também vai liberar o consumidor do pagamento de uma  taxa pelos próximos seis meses durante a fase de lançamento. O depósito de dinheiro em uma conta Serve custaria normalmente 2,9%, mais 30 centavos por carga. As taxas serão reduzidas a zero pelos próximos seis meses, para pagamentos em dinheiro, débito e compensação. Os saques em ATM custarão 2 dólares, com exceção do primeiro saque mensal, que é gratuito.

O programa Serve pede que o consumidor configure uma conta online por meio do app do smartphone ou no site Serve.com. Assim que uma conta for aberta, o usuário poderá depositar dinheiro proveniente de contas bancárias, cartões de débito, crédito e de carga ou de outras contas Serve.

Os clientes podem usar as contas Serve para enviar dinheiro a amigos, receber dinheiro de amigos, pagar contas ou fazer compras online. Além de fazer pagamentos por telefone, os clientes terão um cartão recarregável pré-pago ligado a sua conta Serve e que poderá ser usado em qualquer loja ou ATM que utilize os cartões da Amex.

Fonte: IDG NOW!

Nenhum comentário:

Postar um comentário